Autoridades durante lançamento do Projeto Centro-Oeste CompetitivoSérgio Longen, senadora Kátia Abreu, governador André Puccinelli, Robson Braga de Andrade, vice-governador José Eliton de Feguerêdo Júnior, e Olivier Gerard A indústria e os demais segmentos do setor produtivo brasileiro precisam de um sistema de infraestrutura logística integrado e eficiente para estimular a produção e garantir a competitividade da economia do país. Para avançar nessa direção, segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o Brasil precisa planejar já o futuro de sua estrutura de transportes, observando as necessidades das cadeias produtivas regionais. “A redução do déficit da infraestrutura é questão-chave para o crescimento vigoroso e sustentado do Brasil, e para aumentar a competitividade da indústria nacional”, defende. Os gargalos e desafios da infraestrutura brasileira foram discutidos neste terça-feira (29), na CNI, no lançamento do Projeto Centro-Oeste Competitivo, um detalhado diagnóstico do sistema logístico da região. Quarto da série de estudos regionais de competitividade, o Centro-Oeste Competitivo identifica 10 eixos prioritários, englobando 108 obras em diversos modais (rodovias, ferrovias, hidrovias e portos), que exigem R$ 36,4 bilhões em investimentos. Se fossem concluídos, esses projetos propiciariam uma economia de R$ 7,2 bilhões em custos com transporte, com base na movimentação de cargas projetada para 2020.
(Portal da Indústria – 29/10/2013)