Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Centro-Oeste do Brasil deve ter chuvas irregulares na primavera

Para a agricultura, o tempo firme entre junho e agosto favorece a colheita de culturas como o milho segunda safra, principal produto de exportação dos Estados do Centro-Oeste do Brasil nesta época do ano. Mas, depois de um início de agosto com tempo seco, a expectativa é do retorno das precipitações na região nos próximos dias, de acordo com a Somar Meteorologia.
Entre 10 e 15 de agosto, as chuvas já ficam mais intensas sobre o sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. No entanto, no decorrer da segunda quinzena, precipitações mais intensas que o normal para esta época do ano espalham-se por todo o Centro-Oeste. “A temperatura também deve oscilar, ficando bem mais elevada que o normal nos primeiros 15 dias do mês. Já na segunda quinzena, a entrada de uma forte massa de ar frio deve fazer com que a temperatura caia repentinamente”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.
Apesar das chuvas acima da média em agosto, setembro será mais seco que o normal, especialmente na segunda quinzena. Por isso, o plantio antecipado de soja pode sofrer consequências por falta de boa umidade nesse período. Segundo a Somar, serão poucas precipitações mais fortes, que acontecerão somente nos primeiros dias do mês sobre o centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, por conta das chuvas abaixo da média, setembro promete ser um mês quente.
A partir de outubro, as precipitações consolidam-se em todo o Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e centro e sul de Mato Grosso, e ficam até acima da média. Já no norte de Goiás e de Mato Grosso, as chuvas permanecerão abaixo do normal.
(Valor, 07/08/13)

Login