Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Pequeno breviário da voz roufenha do PT

Um documento da Articulação de Esquerda – “Um novo tempo, apesar dos perigos” – virou Best seller entre os militantes do PT. O arrazoado, decerca de 10 páginas, faz um duro balanço do governo Dilma Rousseff, tomando o cuidado, contudo, de não explicitar que o PT partido tem vergonha do PT governo.

A Articulação é um dos movimentos commais forças no partido. Alguns trechos com mais sabor ou amargor:

– Reavaliação da influênciados marqueteiros, da autopropaganda e do reconhecimento das limitações do que foi feito pelo governo.

– Na Casa Civil, na Comunicação, no Ministério das Cidades brotam frequentes sinais de apoio prático e retórico às teses de direita.

– Ambiguidade do apoio da “nova classe trabalhadora”, com alta proporção de jovens, com acesso a empregos precários e mal

remunerados, dividindo seu tempo entre trabalho, estudo e transporte.

– A mobilização juvenil quebrou dois mitos: o de que a juventude seria naturalmente de esquerda e progressista; e de que seria uma juventude alienada e desinteressada da política.

– Educação e saúde pública são bandeiras de esquerda, mas foram apropriadas pela direita, que camuflou sua contradição com o

desejo dos mercados.

– Os setores da oposição de direita estão apostando na desestabilização da economia, recorrendo a locautes (“greve” articulada por empresários).

– A tentativa de realizar uma greve geral via facebook é, na

verdade, um locaute empresarial disfarçado.

– Duas fotografias simbolizam o paradoxo da coalizão: a imagem de Fernando Haddad com Paulo Maluf e a do prefeito com o governador Geraldo Alckmin, no dia do anúncio da redução das

tarifas de ônibus.

– O oligopólio da mídia é uma das maiores dificuldades e tem de ser repensado.

– A disputa pelas ruas começa com uma política de comunicação do PT e a reconstrução das suas redes sociais.

 (Relatório Reservado, 09/07/13)

Login